Como harmonizar uma American Amber Ale

Aprenda como harmonizar receitas com uma cerveja estilo American Amber Ale, cerveja da escola americana derivada da receita irlandesa.

Como harmonizar uma American Amber Ale
Olá, Nação Cervejeira! Hoje o foco será falar um pouco sobre cerveja do estilo American Amber Ale e como harmonizá-la com receitas diferentes. Mas para entender as características dessa cerveja, é preciso primeiro entender a sua origem.

A Origem da cerveja estilo American Amber Ale

A utilização de maltes de perfil mais tostado criou diversas variantes do estilo, como as Bitters, mas foi na Irlanda que a experiência do malte tostado ganhou sua marcante expressão. Os irlandeses fizeram história criando o estilo Irish Red Ale. Documentos dizem que o estilo foi originado em meados de 1710, na cidade de Kilkenny, e rapidamente caiu no gosto dos irlandeses, que são muito orgulhosos desta cerveja escarlate (não queria, obviamente, cair nessa polêmica, mas já reparou nas iniciais do nome do estilo?). Algum tempo se passou e essa cerveja cruzou o Atlântico, encontrando seu lugar no norte da Califórnia. É óbvio que o estilo foi trabalhado pelos americanos que, sobretudo, são apaixonados por lúpulo, justamente o aspecto que marca e faz a American Amber Ale (ou American Red Ale, como também é chamada) não ser somente uma releitura de cerveja. Esse é um estilo muito particular. O perfil maltado e tostado das Bitters e da Irish Red Ale foi trabalhado e recebeu uma carga extra de lúpulo de perfil americano, o que contribuiu bastante para que a tosta de malte também possuísse um ar de frescor frutado (por conta do lúpulo americano), sobretudo de frutas cítricas e tropicais das américas.

Então, o que é uma American Amber Ale?

Então o que temos é a Irish Red Ale, uma variantes da Pale Ale e das Bitters inglesas, e a American Amber Ale, uma variante americana da Red Ale irlandesa. Essas cervejas, de mesmo modo, são também variantes de suas primas Inglesas e de sua irmã norte americana, a American Pale Ale. Ufa! Um mix tão grande de referências que deu até sede. Então, ao som de Sunday Bloody Sunday da banda irlandesa U2, vamos harmonizar essas brejas levando em conta os parâmetros de equilíbrio de forças, semelhança, contraste e complementação.

American Ale e suas diferenças em três variações do estilo

Harmonizando a cerveja estilo American Amber Ale

Burrito Comida Mexicana
  • Equilíbrio de Forças: temos uma cerveja de média intensidade. Nessa direção temos comidas mexicanas, como taco, burrito, carne assada e uma infinidade de sabores que podem se equilibrar em dulçor (promovido pela untuosidade) e alguma tosta.
Carne Assada
  • Semelhança: É maravilhoso trazer carnes que passam por uma reação química conhecida como Reação de Maillard. Essa reação, conhecida como reação de sabor, promove nas carnes, em alta temperatura, a sensação de caramelização. Muito bem vinda na harmonização com cervejas que possuem um perfil de malte tostado.
Rocambole de carne
  • Contraste: Podemos contrastar o amargor médio desta cerveja com comidas que possuem uma untuosidade igualmente média. Daí contrastar amargor e dulçor. Uma boa pedida é aquele maravilhoso frango assado do almoço de domingo, ou de repente um rocambole de carne ou uma pizza de calabresa.
Hamburguer de costela
  • Complementação: Vamos montar um hambúrguer de costela, com cheddar, maionese temperada, tomate e alface no pão de batata. A costela na chapa vai assemelhar-se com o caramelo do malte tostado, o cheddar vai trazer a untuosidade necessária para o contraste com o lúpulo e o pão vai promover a renovação do paladar para o próximo gole e a próxima mordida!
Esta é uma Cerveja incrível, não somente para harmonizar com comida, mas também para cozinhar usando este estilo como ingrediente. Se experimentar alguma receita, escreva contando pra gente como foi e SAÚDE!!! >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
1
angry
0
sad
0
wow
1