Conheça a cerveja belga Dubbel

A cerveja Dubbel é um estilo clássico da escola cervejeira da Bélgica, e ficou conhecido pelas duas cruzes marcadas no seu barril.

Conheça a cerveja belga Dubbel
Você provavelmente ja ouviu falar de cerveja Belga produzida por monges, não é? Classificadas com cruzes para descrever seu teor alcoólico ou coloração, assim nasceu a tradição de nomenclatura das cervejas Belgian Single, Belgian Dubble, Belgian Trippel e Belgian Quadruppel. Hoje, nosso foco vai ser falar na edição com duas cruzes, a cerveja Dubbel!

A origem da Belgian Dubbel

Cerveja Belgian Dubbel e batatas As cervejas complexas e escuras existem desde que se descobriu o resultado da fermentação dos açúcares dos grãos, mas foram os monges de Westmalle que mudaram a cena cervejeira da Bélgica. A Dubbel é um dos estilos mais clássicos da escola belga e de fácil identificação, são cervejas de coloração marrom com nuances acobreadas, bem maltadas, com a presença dominante da levedura belga, baixo amargor, suave sensação alcoólica e final relativamente seco. Diferente das cervejas marrons inglesas ou alemãs, a maior parte da coloração da Dubbel não é proveniente dos maltes torrados, mas do Candy Sugar escuro utilizado na receita. O Candy Sugar é próximo a um xarope de caramelo produzido artesanalmente, mas que diferente da versão popularizada, não é produzido somente com açúcar mas por um blend de ingredientes como açúcar de beterraba. Além de prover a cor do produto final, os cervejeiros também o utilizam como fonte de alimento para as leveduras de cepas belgas que resultarão nas famosas características condimentadas e frutadas do estilo.

Características de uma Dubbel

Frutas Secas notas Belgian Dubbel A denominação Belgian Dubbel é dada nos guias de Estilos (como o BJCP - Beer Judge Certification Program) mas é comum que as cervejarias de Abadia ou Trapistas também as chamem de Bruin ou simplesmente “6" (como a St. Bernardus e a Rochefort). Para identificar um exemplar de Dubbel devemos observar primeiro a aparência com o colarinho abundante e depois os aromas, que devem possuir forte presença maltada, com notas de chocolate quase ao leite, açúcar caramelizado e pão tostado, porém nunca torrado ou remetendo ao café. Em segundo plano entram as notas de frutas escuras secas como uva-passa, ameixa e até banana-passa nos melhores exemplares. Já em terceiro plano temos as notas condimentadas de noz- moscada e leve apimentado de canela. Quando degustada após algum tempo de guarda pode apresentar notas mais concentradas que remetem a doce de leite. A sensação na boca também é determinante, é uma presença média-alta e com prolongada carbonatação, a experiência ao degustá-la deve reforçar as notas do aroma. Para os iniciantes no mundo das cervejas é um estilo que pode se assemelhar às Weizenbock ou Dunkel Weiss, nessas situações é importante lembrar que a levedura alemã acaba destacando mais as notas de cravo e banana do que a ampla complexidade e variedade de aromas de uma Dubbel, além de possuírem mais corpo pela maior proporção de utilização do trigo na receita. >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0