Oslo Brewing - A cervejaria norueguesa que ganhou o mundo!
A Oslo Brewing é uma cervejaria norueguesa criada por um americano. Conheça a história dessa cervejaria e o melhor momento para tomar essas cervejas.
Como um americano, filho de imigrantes, fundou uma cervejaria na Noruega? Veha conhecer a história da cervejaria Oslo Brewing!
A história da fundação da Oslo Brewing
Fotos: Divulgação/Facebook Oslo. O fundador da Oslo Brewing, Dimitri Yogaratnam.
Nos anos 70, os pais de Dimitri Yogaratnam se mudaram do Siri Lanka para os Estados Unidos. Mais precisamente para o estado de Rhode Island, o menor estado americano em extensão, localizado na costa nordeste do país (famosa New England). Um estado pequeno em tamanho, mas grande em simpatia (eu morei lá por 6 anos).
Durante o curso de graduação em administração pela Universidade de Rhode Island, Dimitri fez um programa de intercâmbio na Coreia do Sul, onde conheceu a norueguesa Ingvild Bakke, sua atual esposa. O casal terminou os estudos nos Estados Unidos e, posteriormente, se mudaram para Oslo, capital da Noruega. Além da graduação em administração e mestrado em ciência política, Dimitri é também formado em confeitaria pela Johnson & Wales University.
A cervejaria Oslo Brewing pelo mundo
Fotos: Divulgação/Facebook Oslo.
Dimitri trabalhou em restaurantes na Noruega e, em 2015, decidiu montar uma cervejaria com um grupo de amigos. Nascia assim a Oslo Brewing Company. Hoje, além da Noruega, as cervejas da Oslo estão disponíveis também na Suécia, Islândia, Estados Unidos, Tailândia e Japão, onde também possuem um bar.
Nos Estados Unidos eles possuem uma parceria com a plataforma Beerternational, o que possibilita fabricar e distribuir a cerveja em solo americano. A outra cervejaria parceira da Beertenational é a cervejaria Japas, de São Paulo.
Conheça alguns rótulos da cervejaria
Entre os quatro rótulos disponíveis no mercado americano, experimentei três:
Uma Pilsner com uma pegada mais proeminente do malte e balanceada por lúpulos da Europa, EUA e Nova Zelândia (Saaz, Cascade e Wakatu).
Uma Sour Ale bem equilibrada. A manga, o maracujá e o pêssego ajudam a amenizar um pouco o azedume.
- Oslo Keveik IPA - Norwegian Farmhouse Ale
A minha favorita entre as três, uma New England IPA com o aroma e sabor de frutas tropicais, mas também um leve azedume. A graduação alcoólica é de 9% ABV, mas parece ser menos. Bem fácil de beber. A levedura Kveik é de origem norueguesa e se destaca pela resiliência à variações de temperatura. Quem não conhece ainda vai ouvir falar dela.
Três excelentes cervejas e, para harmonizar, eu recomendo o bom filme norueguês: A Pior Pessoa do Mundo.
Cheers!
>