Conheça as 5 principais cervejarias de Blumenau, terra da cerveja brasileira

Não é só de Oktoberfest que Blumenau vive. Conheça 5 das mais famosas e conceituadas cervejas artesanais de Blumenau e compre no Clube do Malte

Conheça as 5 principais cervejarias de Blumenau, terra da cerveja brasileira
O interesse do brasileiro em cervejas artesanais só aumentou. Com o tempo, marcas antes artesanais e pequenas foram atraindo a atenção de gigantes, assim levando cervejas especiais para todo o mercado nacional. Mas você conhece um dos principais polos cervejeiros do Brasil? A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, é conhecida especialmente pela sua Oktoberfest, mas também é um dos principais polos de cerveja artesanal do Brasil. Venha conhecer 5 marcas criadas em Blumenau e que hoje são referência em qualidade e tradição cervejeira dos mais diversos tipos.

1 - Eisenbahn

Eisenbahn Clube do Malte Vamos de Eisenbahn. A gigantesca brasileira nasceu em 2002 pelas mãos dos irmãos Bruno e Juliano Mendes. Inspirada na Escola Alemã, a cervejaria segue a Lei da Pureza e hoje é dona de um reality show chamado Eisenbahn Mestre Cervejeiro. Outro ponto muito legal sobre a Eisenbahn, é que ela foi a primeira cervejaria nacional a ser reconhecida no mercado gringo. Hoje em dia a marca pertence ao grupo Heineken, e isso ajudou demais a expandir seus negócios pelo território nacional. Encontrar Eisenbahn por aí é muito fácil, você encontra no botequinho da esquina, no mercado e na internet. E por sinal, encontra em vários formatos: barril de chopp, long neck, litrão, etc. E pra fechar com chave de ouro: em seis anos ela passou de uma produção de 15 mil litros por mês para 350 mil litros! É muita cerveja!

2 - Bierland

Bierland Clube do Malte Mais um grande nome na produção cervejeira do Brasil, a Bierland nasceu em agosto de 2003. Atualmente, a cervejaria carrega mais de 100 medalhas nacionais e internacionais, e possui capacidade de produção de mais de 100 mil litros por mês. De uns anos pra cá, a cervejaria inovou e passou a produzir seus tradicionais rótulos também em latas. E se você é do tipo de pessoa que gosta de levar lembranças das cervejarias que visita, a Bierland possui um outlet anexo à fábrica.

3 - Blumenau

Blumenau Catharina Sour Segundo a própria Blumenau: “a Cerveja Blumenau é a soma da tradição na produção da bebida, com o desejo de levar uma experiência diferente para cada um que abrir essa garrafa”. A cervejaria Blumenau soma aproximadamente 15 rótulos e várias medalhas. Além de um restaurante anexado à fábrica para você que tiver vontade de fazer um tour pela cervejaria, ou tomar um rótulo fresquinho.

4 - Alles Blau

Alles Blau Clube do Malte A cervejaria Alles Blau (que traduzindo para o português significa: tudo bem ou tudo jóia), é mais uma cervejaria inspirada na tradição da Escola Alemã. A ideia de criar a marca surgiu da união de três amigos, dois empreendedores e um cervejeiro, que juntaram sua paixão por cerveja e boa companhia em trabalho sério. A Alles Blau produz estilos tradicionais como Pilsen, IPA, Weiss, Witbier e outros. E é possível você fazer um passeio pela fábrica e ao final degustar alguns de seus rótulos, além de garantir souvenirs da marca.

5 - Container

IPA Container Clube do Malte Fugindo da forte presença da tradição alemã nos arredores de Blumenau, a cervejaria Container veio focada em produzir rótulos inspirados na clássica Escola Inglesa, com pitadas de Rock’n’Roll e anos 70. Mais uma cervejaria que funciona como brewpub pra você degustar a cerveja fresquinha acompanhada de um bom lanche. E se tiver interesse, também é possível fazer um passeio pela fábrica e conhecer seus métodos de produção. Que tal tomar uma tradicional Pale Ale na Container? E aí pessoal, qual será a próxima cidade que o Brasil Cervejeiro irá desembarcar? Te aguardo mês que vem para mais uma aventura. Cheers!>