Croma Beer Co. e Rodrigo Nogueira: Entrevista Perfil Cervejeiro 5#

Conheça tudo sobre a cerveja Croma Beer Co. e seu criador Rodrigo Nogueira na Entrevista Perfil Cervejeiro #5 do Clube do Malte.

Croma Beer Co. e Rodrigo Nogueira: Entrevista Perfil Cervejeiro 5#
Vamos começar essa matéria já com uma curiosidade bem interessante sobre a Croma Beer Co. A palavra Croma vem de "Cromia", que é a formação de cores no impresso através da utilização de quatro cores básicas que são: Cyan (ciano), Magenta, Yellow (amarelo) e Black (preto). “Eu sempre gostei muito de arte, então comecei a me conectar muito com a palavra quando descobri que a maioria das cervejas também eram feitas com quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura. Também começou a fazer muito sentido quando li a palavra de trás pra frente e li: amor”, conta Rodrigo Nogueira Rodrigues, fundador e cervejeiro da Croma Beer Co. e nosso entrevistado do mês.

Nascimento da Croma Beer

Partindo desse princípio nasceu a Croma Beer Co. em 2017, como uma cervejaria cigana. Em 2019 Rodrigo decidiu ter uma fábrica própria na sua cidade natal, a grande São Paulo, no bairro da Vila Madalena. Ter mais controle sobre o processo e abrir caminho para criações mais complexas era a prioridade do Rodrigo na época e de lá pra cá já são quase quatro anos que a Croma segue investindo para melhorar a experiência do cliente, resultado disso foi a implementação de um um restaurante com menu completo e dois espaços de evento. Rodrigo nos contou que sempre teve vontade de criar uma marca em algum setor da indústria. Seu primeiro negócio foi no varejo e na área da construção, onde tinha muito contato com fornecedores do ramo, e as ideias foram aparecendo. Mas logo percebeu que precisava de algo que tivesse uma liberdade de criação maior. “A paixão por design e branding quase me levaram ao segmento da moda, mas em tempo decidi que era na cerveja meu próximo desafio”, completa.

Objetivo, foco e diferenciais da Croma Beer

O objetivo principal da Croma Beer Co. é produzir cervejas de qualidade, que possam ser apreciadas por pessoas que buscam experiências sensoriais diferentes e mais intensas atrelados a um consumo consciente. “Além disso, quero contribuir para o desenvolvimento da cena cervejeira nacional e trazer novas pessoas para o mercado”, completa Rodrigo. A Croma possui hoje quase 500 rótulos já produzidos, com muitos lançamentos sazonais, com destaque para as IPAs, Stouts, Sours, Lagers, Smoothies e Barrel Ageds. “Temos uma linha fixa de cervejas, mas o foco são nas edições limitadas e sazonais, sempre buscando inovar e experimentar novas receitas", conta. E os principais diferenciais da marca são a qualidade dos ingredientes que utilizam em suas cervejas, a preocupação com os processos de produção, o cuidado com a padronização dos lotes, o compromisso com inovação e a busca constante por excelência em todos os seus produtos.

As três principais cervejas da Croma

Perguntamos ao Rodrigo, entre tantas criações, quais eram seus três principais rótulos, aqueles que mais marcaram na história. Olha só o que ele nos contou:

Sushine

Croma Sunshine “A Sunshine foi a minha primeira Juicy IPA premiada em concurso. Naquele ano (2018) não encontrávamos New England IPA em toda esquina como se vê hoje. Marcou uma mudança de comunicação de marca, abandonamos as IPAs em garrafas e adotamos uma nova identidade visual minimalista e super clean.

Ynfynyty

Ynfynyty croma A Ynfynyty, foi uma das primeiras Barrel Ageds lançadas pela Croma e que se tornou uma cerveja muito desejada a cada novo lote. Em 2020, época do seu primeiro lançamento, era muito raro encontrar esse tipo de cerveja sendo lançada no Brasil. Temos um projeto de Barrel Ageds que foi muito planejado desde a nossa abertura e sempre me orgulha vê-la esgotando em poucos minutos após o lançamento.

Its me Nelson

Its me nelson Croma E por fim a It ´s me, Nelson, uma das primeiras cervejas nacionais a ter single hop de Nelson Sauvin. Um dos lúpulos neozelandeses mais desejados e que é meu preferido junto com Riwaka.

Papo cervejeiro - Entrevista com Rodrigo Nogueira Rodrigues

Rodrigo, para começar, como e quando entrou para o mercado cervejeiro?

Eu dei um curso de presente de aniversário pra uma amigo, pois amávamos beber juntos. Eu tive a grande ideia de ir junto e acabei fazendo o curso. Comecei a fazer cerveja na casa dos meus pais e desde então os resultados começaram a me agradar. Em 2016 procurei cervejarias que pudessem produzir minhas receitas para manter um negócio paralelo ao meu na época e não demorou muito para se tornar o meu foco principal.

Qual ou quais são as marcas de cervejas que te inspiraram e inspiram ainda hoje e por que?

Posso dizer que houve uma evolução muito grande do meu paladar ao longo dos anos. Mas não posso negar que na época quando estava dando meus primeiros passos, a Sculpin da Ballast Point me inspirava muito. Sempre gostei muito de IPAs e sempre estive mais conectado com o mercado americano. Nos dias de hoje continuo gostando muito das lupuladas, mas as cervejas Barrel Ageds tomaram conta da minha adega. Posso citar cervejas da Side Project, Angry Chair e Hill Farmstead como fonte de inspiração atualmente.

Como é o processo de criação de uma nova receita até ela chegar ao copo do consumidor?

Começa com a pesquisa e a experimentação de cervejas que tenho como referência do estilo pretendido. Juntamos as referências com muitas ideias malucas que temos no dia a dia. Depois fazemos testes e buscamos aprimorar ingredientes e técnicas, para chegar a um resultado final dentro do esperado.

O que você espera do mercado cervejeiro no Brasil?

Espero que o mercado cervejeiro continue a crescer e se desenvolver. Precisamos de muita união no setor para fomentar a educação cervejeira, qualificação e buscar incentivos para o pequeno produtor. O nível das cervejas no Brasil é bastante alto e tenho muito orgulho do que estamos construindo.

E por fim, quais as novidades da Croma para este ano? Pode adiantar alguma coisa para nós?

Estamos preparando o lançamento de uma nova cerveja sazonal, que será produzida com ingredientes brasileiros e terá um sabor único e marcante. Também estamos investindo em novos equipamentos e tecnologias para aprimorar ainda mais a qualidade de nossas cervejas e aumentar nossa capacidade de produção.

Cervejaria Spartacus Brewing: Entrevista Perfil Cervejeiro #4

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