Dia do Cacau - dicas de harmonização com cervejas

Hoje, dia 26 de março, é comemorado o Dia do Cacau e também o Dia do Chocolate. E aqui vamos dar algumas dicas de harmonização de chocolate com cervejas.

Dia do Cacau - dicas de harmonização com cervejas
Hoje, dia 26 de março, é comemorado o Dia do Cacau e também o Dia do Chocolate. O cacau é um fruto típico da região do Rio Amazonas. O Cacaueiro, árvore desse fruto, acabou sendo levado do Amazonas para o Pará e de lá seguiu para Bahia e Espírito Santo. Foi na Bahia, devido ao tipo de solo e clima, que ele se deu melhor. Hoje, o estado é o maior produtor do cacau brasileiro, seguido por Espírito Santo e a Amazônia. Em escala mundial o Brasil é o 5° maior produtor de cacau, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. O cacau é um fruto amargo que, primeiramente, foi utilizado para fazer uma bebida apimentada. Com o tempo, essa bebida passou a ser tomada quente, com leite e açúcar. Assim surgiu o conceito de chocolate, por isso, muitas pessoas também consideram o dia 26 de março como o Dia do Chocolate. O chocolate é uma das sobremesas mais queridas pelos brasileiros, mas além de ser muito saboroso, também é responsável por trazer benefícios à saúde como: melhora do humor, redução do nível de estresse, melhora na sensação de bem estar e relaxamento. E para você comemorar o Dia do Cacau e do Chocolate, nós listamos aqui formas de harmonizar nossa bebida favorita, a cerveja, com chocolate!

Harmonização de cerveja com chocolate meio amargo:

Chocolates desse tipo têm uma concentração maior de cacau na sua receita. Com o chocolate com 50% de cacau é legal balancear o amargor do doce com cervejas mais leves, mas não tão suaves, um exemplo disso são as Porters.

Chocolate branco e cervejas:

O chocolate branco contém em sua receita manteiga de cacau, leite e açúcar e tradicionalmente é combinado com frutas vermelhas. E isso serve também para as cervejas. As com características frutadas, como as Fruit Beer, harmonizam super bem com esse tipo de chocolate, por exemplo a: Barbarella Framboesa.

Harmonização de cerveja com chocolate ao leite:

Os chocolates ao leite têm o açúcar muito presente no seu sabor, por isso o ideal aqui é ir para o lado de cervejas com maior presença do torrado e tostado do malte, que não são tão suaves e adocicadas, como é o caso das cervejas do estilo Dubbel. Não é segredo pra ninguém que os aromas e sabores de cacau estão super presentes no mundo cervejeiro. Maltes torrados são a característica principal de diversos estilos de cervejas, oferecendo à receita notas de chocolate amargo, meio amargo e até mesmo aquelas mais adocicadas ou de chocolate branco. Os tradicionais estilos Porter e Stouts possivelmente são a saída mais comum para harmonizações com chocolate, que tal aquele brownie com sorvete de creme e uma bela Robust Porter? No nosso site você pode encontrar diversas opções, é só passar lá e aproveitar! >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0