Expocatadores 2023: Instituto HEINEKEN amplia o debate sobre reciclagem

O Instituto HEINEKEN, um dos patrocinadores master da 10ª edição da Expocatadores, vai compor parte da programação do evento, reforçando temas que contribuem para uma melhor perspectiva de futuro para catadores e catadoras de materiais recicláveis no Brasil.

Expocatadores 2023: Instituto HEINEKEN amplia o debate sobre reciclagem

O Instituto Heineken, um dos patrocinadores master da 10ª edição da Expocatadores - maior feira do país voltada para negócios do cooperativismo solidário a serviço da economia circular e da transição justa, vai compor parte da programação do evento, reforçando temas que contribuem para uma melhor perspectiva de futuro para catadores e catadoras de materiais recicláveis no Brasil. A instituição apresentará pautas como a reciclagem solidária, consumo responsável de álcool e o acesso a direitos, políticas públicas e assistência, por meio do projeto HUB da Cidadania, desenvolvido em parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT).

HUB da Cidadania: De São Paulo para Brasília

O HUB da Cidadania é um escritório móvel que circula pela cidade de São Paulo para dar apoio gratuito e personalizado a catadores e catadoras autônomos de materiais recicláveis. Para demonstrar como o projeto impacta a vida desses profissionais na capital paulista, o HUB da Cidadania ficará exposto durante todos os dias da Expocatadores 2023, informando os participantes sobre os serviços prestados aos catadores pela equipe multidisciplinar envolvida no projeto. A parceria entre Instituto HEINEKEN e a ANCAT oferece atendimento individual a profissionais da catação de materiais recicláveis, identificando as necessidades de cada um, disponibilizando um acolhimento pessoal.

Às 9h do dia 21, o Instituto HEINEKEN se une a ANCAT na mesa sobre os desafios da inclusão social, onde será apresentado o primeiro diagnóstico de atendimento qualificado do HUB da Cidadania. A iniciativa será demonstrada como um case de sucesso das organizações, que já está impactando a vida de centenas de catadores na capital paulista. Para compor o debate, além de Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN, estarão presentes André Quintão, Secretário Nacional da Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Jamaci Avelino do Nascimento, representante do Ministério das Cidades e Duílio Silva Campos, subsecretário de Direitos Humanos do Governo de Minas Gerais.

Plenária sobre política de sustentabilidade nas empresas e reciclagem solidária

Também no dia 21, às 11h, o Instituto HEINEKEN integra o painel de debate A política de sustentabilidade das empresas na estratégia de desenvolvimento da reciclagem solidária, em que Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN apresentará as ações e compromissos do Instituto, desde o seu lançamento em 2022. A plenária também terá a participação de representantes de setores diversos do mercado que trabalham em prol de uma cadeia de reciclagem mais inclusiva e eficiente.

Cuidando de quem transforma
As atividades oferecidas pela organização durante o evento foram cocriadas pelos catadores e catadoras e nascem a partir de um processo de aproximação e entendimento das demandas pessoais desses trabalhadores. Como parte dessa iniciativa, o Instituto HEINEKEN propõe um canal de escuta aberta para entender os pontos relevantes para a categoria a serem abordados em encontros como esses que acontecerão na Expocatadores, garantindo a participação ativa no desenvolvimento das atividades.

Como parte desse processo, os catadores Pedro Luiz da Silva e José Geraldo dos Santos estarão presentes na plenária do dia 20, para apresentar o movimento (É hora de) #CuidarDeQuemTRANSFORMA, cocriado por eles e o Instituto HEINEKEN. O evento acontece às 17h no Auditório Principal da Arena BRB Mané Garrincha, com capacidade para receber 1.000 catadores e catadoras, com a proposta de promover experiências inspiradoras que estimulem o público presente a estabelecer uma relação equilibrada e saudável com a bebida alcoólica, a partir da histórias compartilhadas sobre as vivências e a importância do trabalho de catação.

O consumo consciente e responsável de álcool será o tema central apresentado nas oficinas apoiadas pelo Instituto, que tem como uma das suas propostas fomentar uma mudança comportamental, combatendo o consumo nocivo de bebidas alcoólicas. A metodologia oferece uma vivência social que ajuda o público impactado a mudar seu comportamento e relação com o álcool.

No dia 21, o Instituto irá oferecer uma jornada de três oficinas, a partir da metodologia desenvolvida para a tecnologia social WeLab. Bora cuidar de quem transforma? terá capacidade para 130 participantes e convida o público presente a percorrer uma trilha de aprendizagem pessoal e profissional, com a proposta de levar a reflexão sobre as relações e gatilhos que levam aos exageros na vida e com a bebida alcoólica. As oficinas de vivências no espaço saúde dos catadores e catadoras começam às 13h, na Sala de Reunião 04.

Serviço
10ª Expocatadores 2023
Arena BRB Mané Garrincha
19 a 22 de Dezembro

17h | 20 de dezembro
Auditório Principal
Plenária:
(É hora de) #CuidarDeQuemTRANSFORMA
Um espaço voltado para promover vivências inspiradoras que estimulem os catadores e catadoras a estabelecerem uma relação equilibrada e saudável com a bebida alcoólica.

9h | 21 de dezembro
Sala de Reuniões 01
Painel de debates:
Desafios da inclusão social: construindo políticas públicas de inclusão dos catadores autônomos de rua e lixões, fechamento dos lixões e o associativismo, programas sociais de apoio, cases de sucessos.
Uma abordagem nacional do problema de fechamento dos lixões no Brasil e da inclusão dos catadores nos sistemas de gestão de resíduos; também serão discutidos o papel das instituições de justiça, governos e sociedade, e experiências no território nacional.

Convidados:
André Quintão – secretário nacional da Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Duílio Silva Campos – subsecretário de Direitos Humanos do Governo de Minas Gerais
Mauro Homem - vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN
Roberto Rocha - presidente da ANCAT

Mediação: Lideranças do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

11h | 21 de dezembro
Auditório Principal
Painel de debates:
A política de sustentabilidade das empresas na estratégia de desenvolvimento da reciclagem solidária – ações e compromissos

Convidados:
Pedro Villela Capanema Garcia – Eletrobras;
Mauro Homem - Instituto HEINEKEN;
Rodrigo Brito – Coca-Cola;
Felipe Sgarbi – Banco Mundial;
Ana Curia – Be8 Energy AMBEV

Mediação: Lideranças do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

13h às 17h30 | Dia 21
Auditório Inair Francisca Da Rocha Marcelino
Oficinas de vivências no espaço saúde dos catadores e catadoras

Sobre o Instituto HEINEKEN:
Para atender a população de catadores, além de jovens e vendedores ambulantes em situação de vulnerabilidade, o Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do país, criou em 2022 o Instituto HEINEKEN, primeiro do Grupo no mundo, que visa fomentar a transformação da sociedade por meio do equilíbrio e atuar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, empreendedoras, capacitação, geração de emprego e renda e promoção do consumo responsável de álcool, contribuindo assim para uma melhor perspectiva de futuro para estes públicos.


Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
1