Harmonização de cerveja com doces

Conheça tudo para fazer a harmonização de cerveja com doces, chocolates e outras sobremesas. Afinal, quem disse que cerveja não combina com doce!?

Harmonização de cerveja com doces
Embora a harmonização de cerveja com doces não seja muito comum, é definitivamente um resultado delicioso. Aprenda hoje como fazer essa harmonização perfeita com os mais diversos doces e sobremesas.

A harmonia entre cerveja e doces

Harmonização com cerveja Ainda que seja novidade para alguns, a harmonização de cerveja com doces é praticada há bastante tempo. Tanto especialistas em cervejas como em gastronomia já testaram diversas harmonizações de cerveja e doces e chegaram a alguns parâmetros. Segundo Ronaldo Morado, no livro Larousse da Cerveja - A História e as Curiosidade de uma das Bebidas mais Populares do Mundo, “sobremesas a base de chocolates e/ou café, por exemplo, harmonizam perfeitamente com Stouts, Porters e suas variações, pelo contraste entre doçura e amargor e pela semelhança das notas tostadas de ambos”. O autor destaca ainda que a escolha dos estilos de cervejas mais ou menos encorpados depende do grau de untuosidade da sobremesa. A cerveja é uma bebida extremamente rica em sua composição. Para garantir uma harmonização eficaz devemos nos ater aos detalhes que ela pode nos oferecer, para assim conseguirmos termos uma excelente experiência na degustação.

Como harmonizar cervejas com comidas

Harmonização de cervejas Para fazer a harmonização de cerveja com qualquer tipo de prato, seja ele doce ou salgado, existem alguns parâmetros que direcionam o nosso paladar para uma boa combinação de sabores. São eles:
  • Equilíbrio de forças: quando o sensorial da cerveja se equilibra com a do alimento, por exemplo, cervejas intensas com pratos de sabores fortes, marcantes e intensos;
  • Por semelhança: ocorre quando os sabores do prato possuem elementos muito semelhantes aos da cerveja. Sabores que se unem em um único no paladar.
  • Por contraste: acontece quando as características da cerveja e do prato se equilibram pela diferença, ou seja, é possível perceber e valorizar cada um em separado, mas juntos criam um “terceiro sabor”.
  • Por complemento: aqui temos uma forma mais complexa de harmonização, ela se dá quando os elementos da cerveja e do prato, mesmo diferentes, se combinam, ou seja, se complementam, criando algo novo no paladar.

Por que harmonizar com cerveja?

A harmonização com a bebida funciona por diversos fatores. Vamos conhecer os principais:

Carbonatação

A carbonatação da cerveja é o coringa que o vinho não oferece. Responsável por ajudar na limpeza do paladar, as “bolhas” reforçam a sensação de frescor, aumentam a percepção do amargor, ácido e picante e favorecem o aroma da cerveja. Além disso, a carbonatação desperta, estimula e limpa as papilas gustativas, preparando o paladar para o alimento.

Amargor

Por uma questão natural da evolução humana nós não aceitamos tão bem o amargor, porém ele é do bem, e está aqui para ajudar! Junto com o dulçor, é responsável pelo equilíbrio da bebida e, assim como a carbonatação, o amargor corta a gordura que cobre nossas papilas gustativas, preparando o paladar para a próxima degustação.

Malte

O malte, por sua vez, oferece dulçor ao paladar, remetendo a caramelo, toffee, frutas secas, torrado, tostado, entre outras características. Além disso, o malte contribui com o corpo da cerveja, que oferece uma maciez, ajudando a preencher a boca e reforçar a potência de alguns pratos.

Acidez

A acidez presente no sensorial de alguns tipos de cerveja, se equilibra com a acidez, cremosidade e toques amanteigados de muitos pratos e sobremesas.

Guia rápido de harmonização de cerveja com doces

Vamos te dar uma forcinha para começar as suas experiências com harmonização entre cerveja e doces. Aqui levamos em conta os princípios básicos da harmonização que citamos anteriormente (equilíbrio, semelhança, contraste e complemento) e criamos algumas sugestões para você. Vamos testar algumas harmonizações?

Chocolates:

Harmonização com chocolate Começamos pelo chocolate, que além de ser muito consumido individualmente, é também a base para muitas sobremesas.
  • Chocolate meio amargo - com cervejas Dry Stout, Schwarzbier e Dunkel - esses estilos possuem presença de maltes tostados que combinam por semelhança com chocolates mais fortes.
  • Chocolate com mais de 60% de cacau - com Imperial Stouts - essas cervejas possuem maior potência alcoólica, o que causa a sensação de aquecimento, ajudando a derreter o chocolate na boca.
  • Chocolate ao leite - com cervejas dos estilos Chocolate Stout e Robust Porter - a Chocolate Stout apresenta notas de café e chocolate, e possuem amargor mais suave do que as Dry Stouts. Já a Robust Porter sabor suave de malte torrado, chocolate e residual adocicado, combinando bem com esse tipo de chocolate.
  • Chocolate branco - com Fruit Lambics - as Fruit Lambics, com notas ácidas e frutadas criam uma harmonização por contraste trazendo um “terceiro sabor” ao paladar.
Cerveja e doces? Confira 4 harmonizações para o seu Halloween!

Sobremesas:

Harmonização com sobremesas
  • Trufas - com Belgian Dark Strong Ale e Doppelbock - essas cervejas combinam tão bem que se confundem com o recheio da trufa. Como as trufas são mais cremosas, doces e suaves do que o chocolate meio amargo puro, combinam melhor com cervejas de sabor mais adocicado.
  • Mousse de chocolate meio amargo - com Dunkel - esse estilo com marcante presença de malte tostado combina por semelhança com chocolates mais fortes.
  • Bolo de chocolate - com Stout - As notas presentes de café e chocolate meio amargo desse estilo, proporcionam uma harmonização por semelhança com o bolo.
  • Brigadeiro de chocolate branco - com Fruit Beer de frutas vermelhas - as notas ácidas e frutadas da cerveja irão contrastar com o dulçor da sobremesa e criar um novo sabor no paladar.
  • Brigadeiro de chocolate preto - com cervejas Sweet Stout do tipo Chocolate Stout - essa cerveja apresenta notas de café e chocolate que complementa bem o doce.
  • Petit Gateau - com Brown Porter - essa cerveja escura, com aromas e sabores que remetem ao chocolate, cacau e alguns nuts com leve torra de malte vai complementar a sobremesa.
  • Churros de doce de leite - com Brown Ale - uma cerveja maltada, com notas de caramelo, nozes, amêndoas e castanhas, harmoniza por semelhança com esse doce.
  • Sorvete de creme - com Imperial Porter - A doçura da sobremesa é contrastada com o potencial alcoólico e amargor da torra do malte. Desta forma, cria-se um equilíbrio perfeito para o paladar.
  • Banana caramelizada - com Weiss - além das notas frutadas de banana, que se assemelha ao prato, as notas de de cravo, da cerveja no estilo Weiss irá complementar a sobremesa. A carbonatação também ajuda a limpar o paladar do dulçor do caramelo.
  • Pudim e Creme Brulée - com Barley Wine - a complexidade de aromas e sabores da cerveja vão complementar a sobremesa e levá-la para um novo patamar. Devido à alta potência alcoólica, a Barley Wine ajuda a equilibrar a doçura do pudim, já as características de toffee do malte acompanham a intensidade da calda de caramelo.
  • Panna Cotta de frutas vermelhas - com Fruit Lambic - esse é um exemplo de combinação mágica! As Fruit Lambics são ácidas e se assemelham com o azedinho das frutas e do creme. Além disso, a acidez também consegue balancear a doçura, cortar a untuosidade da sobremesa e criar um sabor único na boca.
  • Doce de abóbora - com Pumpkin Ale - Essa cerveja é feita com uma proporção de malte e abóbora e traz aromas e sabores que remetem a abóbora e condimentos como cravo, canela, cardamomo e gengibre, semelhantes ao doce.
  • Pavê de Chocolate - com Dubbel - esse estilo cai como uma luva quando combinado com sobremesas que levam chocolate ao leite. A doçura da cerveja combina com a doçura do pavê e o alto teor alcoólico ajuda a limpar o palato para as próximas colheradas.
  • Torta de Limão - com Sour Beer – ao contrário do que se pensa, juntar dois elementos ácidos não aumenta a sensação de acidez, e sim, cria um sabor balanceado.
  • Torta de maçã - com Fruit Beer com maçã - aqui temos uma harmonização por semelhança. A cerveja é refrescante e também não vai pesar se a torta for mais doce.
  • Queijo com Goiabada - com Catharina Sour de frutas vermelhas - Além de contrastar o dulçor com acidez da cerveja, ainda vai assemelhar-se com as notas frutadas da bebida.
Agora quer saber o que harmoniza com brownie, cheesecake, mousse de chocolate e tiramissu. Temos a cerveja e a receita perfeita para essa combinação! >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0