Harmonização de comida com Vienna Lager

Confira as harmonizações de comidas com cerveja do estilo Vienna Lager e prepare degustações maravilhosas, tanto no sabor como no aroma.

Harmonização de comida com Vienna Lager
Nesta edição vamos tratar de um clássico austríaco, que faz parte da escola alemã de cervejas, a Vienna Lager. Mas antes disso, senta que lá vem história: Em 7 de maio de 1810 (mais de um século antes da Áustria ser incorporada à Alemanha, por Adolf Hitler, em 1938) nascia Anton Dreher. Filho de uma tradicional família cervejeira. Dreher era um sujeito tão importante para o universo cervejeiro que ficou conhecido pela alcunha de Beer King. O fundador das Cervejarias Dreher, em 1840, colocou-se em desafio. Queria combinar a corânica da cerveja de tipo Lager, que eram tão comuns na Áustria, com tons mais claros, típicos de cervejas da Inglaterra. O produto desta experiência ficou popularmente conhecido como a cerveja tipicamente vienense. O estilo, inicialmente, foi chamado de Lager de Schwechat (Schwechater Lagerbier), em homenagem à cidade onde Anton havia nascido. A cerveja de carbonatação média, leve cremosidade, ligeiramente maltada e final seco fez tanto sucesso no fim do século XIX que logo perdeu o nome da cidade e passou a ser chamada de Wiener Lagerbier, ou como nós chamamos: Vienna Lager.

A popularização da cerveja Vienna Lager

Porém, uma outra coisa também acontecia no fim do século XIX. As Américas eram conhecidas como a terra das oportunidades, e assim como muitas pessoas, produtos e costumes vieram da Europa para cá, incluindo a Vienna Lager. A cerveja de Anton Dreher atravessou o Atlântico com cervejeiros vindos da Alemanha, e o estilo caiu no gosto popular já acostumado com cervejas de tipo Pilsen (que já haviam chegado aqui no processo de colonização das américas). Apesar do estilo Vienna Lager encontrar-se extinto em sua terra de origem, o aristocrata austríaco-mexicano Santiago Graf foi responsável por trazer este estilo cervejeiro ao novo mundo, sobretudo por popularizar o estilo no México. Hoje, a Vienna Lager encontra-se com mais facilidade também nos EUA e na América do Sul. Agora, ao som de Vienna do Billy Joel, vamos aos comes e bebes.

Por Equilíbrio de forças.

Camarão Grelhado com vienna lager A Vienna Lager é uma cerveja super levinha e refrescante, um excelente exemplar das lagers que tomam conta do paladar brasileiro, apesar de seu malte levemente tostado. Então dá pra harmonizar com mexilhões, camarões, ou de repente salada caesar.

Por semelhança.

Peito de Frango com Vienna Lager Podemos pensar em frango grelhado, que apresentará sabores mais tostados, uma empada recheada de com bacalhau (assemelhará com a massa e se equilibrará com o recheio), ou de repente cookies.

Por contraste

Batata Frita com Vienna Lager Uma harmonização com batata frita, ou de repente pizza de mussarela com tomate e manjericão. O dulçor de malte vai se assemelhar com o dulçor da gordura e contrastar com o salso desses pratos.

Por complementação

Bacalhau com vienna lager Vamos pensar em um belíssimo prato de bacalhau à portuguesa. Cada elemento contribuirá á sua forma para a harmonização. As batatas vão se equilibrar com a leveza da cerveja, já o bacalhau há de contrastar o salso do peixe com o dulçor da cerveja. Espero ter contribuído para a sua experiência cervejeira com esse cruzamento étnico de cervejas! Beba com moderação e SAÙDE!!! >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0