Homebrewing: Checklist cervejeiro para fazer sua brassagem

O checklist cervejeiro é a maneira perfeita de não esquecer nenhuma etapa até a brassagem de sua cerveja, trazendo controle para o homebrewing!

Homebrewing: Checklist cervejeiro para fazer sua brassagem
Muitas pessoas dizem que sou uma pessoa metódica, eu encaro isso como um elogio. Acho bom termos um método de organização para tudo e quando se trata de fazer cerveja, nunca é demais se preparar, portanto resolvi montar com vocês o nosso “mise en place” cervejeiro, um checklist com tudo o que precisamos no dia da brassagem.

Checklist cervejeiro

  1. Separe seu equipamento para a brassagem:

Panelas, colheres, sacos de voal, tesoura (para abrir embalagens), termômetro, higrômetro/refratômetro, peneira, funil, airlocker, balde fermentador, etc. Monte uma lista com tudo o que você usa de equipamento e mantenha caixinhas para marcar um visto em cada item, assim elimina a chance de esquecer e ter que sair correndo na hora que precisar.
  1. Separe os ingredientes para a sua cerveja:

Já deixe os grãos moídos, filtre e meça sua água. O lúpulo eu gosto de pesar e separar em potinhos anotando no pote o tempo de adição de cada um. Não importa se entrará com três lúpulos diferentes faltando 10 minutos de fervura, lembre-se apenas dos tempos, pode deixá-los juntos no potinho dos 10 minutos. Prepare a levedura, se for fermento seco lembre-se de ativar, se for líquido já deixe na temperatura correta e agite. Esse checkup cervejeiro vai ajudar bastante a não esquecer nenhuma etapa do processo, até mesmo em suas partes intividuais.
  1. Sanitize seu equipamento para brassagem:

Alguns sanitizantes precisam de tempo para agir, então já deixe tudo de molho para quando for usar, estar tudo nos conformes: balde fermentador, colher, tesoura, termômetro, higrômetro, etc. Faça a lista de equipamentos assim como no item 1.
  1. Brassagem:

Com seus equipamentos e ingredientes já separados, fica mais fácil pôr a água para ferver. Isso vale para seus grãos, já moídos e pesados, estarão prontos para o seu saco de malte ou cesto de inox se for o caso. Se tiver água para lavagem, essa é a melhor hora para filtrá-la, separá-la e começar a aquecer.
  1. Fervura:

Deixe sua serpentina ou chiller separados e prontos para uso. No caso da serpentina de imersão, deixe na panela durante a fervura, o próprio calor da fervura já será o bastante para sanitizar. Se usar chiller de placas, lembre-se de adicioná-lo na lista de sanitização Agora com seus potinhos de lúpulo já separados por tempo, o processo será super fácil.
  1. Resfriamento:

Durante a fervura já comece a separar os equipamentos: mangueiras, conexões, etc.
  1. Fermentação:

E enquanto seu mosto esfria, prepare o equipamento de fermentação que já sanitizou antes: balde, airlock, funil, filtro, etc. Fazendo a trasfega, seu fermento também já estará pronto para uso, basta adicioná-lo.
  1. Limpeza dos equipamentos e local de brassagem:

Pensa que nosso trabalho acaba na fermentação? De forma alguma, agora é hora da limpeza. Lembre-se que esses equipamentos estão em contato com ambientes de fácil proliferação de bactéria, então deixar tudo limpinho antes de guardar tornará sua próxima brassagem muito mais rápida da próxima vez. O checklist cervejeiro é ótimo justamente para evitar esquecer uma parte específica e deixar tudo mais fácil do começo ao fim, inclusive considerando sua próxima brassagem. Cheers! >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0