Homebrewing: Como inserir o lúpulo na cerveja?

Qual a melhor maneira de adicionar lúpulo na cerveja? Conheça as principais técnicas para deixar sua cerveja artesanal com muito sabor de lúpulo.

Homebrewing: Como inserir o lúpulo na cerveja?
Depois de conhecer melhor os lúpulos e saber categorizá-los, é hora de entender um pouco quais os momentos podemos inseri-los na nossa cerveja.

Maneiras de adicionar lúpulo na cerveja caseira

Mash Hopping

Lúpulo Mash Hopping Fonte: Lamas Brewshop Esse método consiste na adição de lúpulo diretamente na mostura. Os lúpulos são colocados em cima da cama de malte e deixados lá durante toda a etapa de mosturação. Esse método é pouco utilizado porque vai contra os conhecimentos de que o lúpulo precisa ferver para liberar alfa-ácidos (o que não ocorre aqui pois são eliminados juntamente com o malte antes da fervura) e os óleos essenciais liberados volatizam na etapa da fervura.

First Wort Hopping

Aqui o lúpulo é adicionado logo após a remoção do malte, antes do mosto levantar fervura, ficando assim durante todo o processo de fervura. Cervejas feitas com esse método são definidas como mais redondas, equilibradas e com uma menor nota de amargor e retrogosto, porém não há estudos que comprovem, apenas testes sensoriais.

Fervura

Essa é a etapa mais utilizada para lupulagem, como já vimos nas matérias anteriores, os lúpulos para amargor devem ferver por 60 a 90 minutos para isomerizar os alfa ácidos e lúpulos para aroma por 15 minutos ou menos para não perdermos os óleos essenciais.

Whirlpool Hopping

Neste método o lúpulo é inserido imediatamente após o término da fervura e mantido durante o processo de Whirlpool, até decantar o trub. Isso resulta em baixa isomerização de alfa ácidos e uma grande absorção de óleos essenciais.

Hop Back

O Hop back é uma espécie de filtro, no qual o mosto passa antes de ser resfriado. Esse filtro contém uma grande quantidade de lúpulo que irá infusionar trazendo muito aroma para a cerveja.

Dry Hop

Dry Hopping Fonte: Lamas Brew Shop Aqui o lúpulo é adicionado ao fermentador durante a etapa de maturação e pode permanecer infusionado por vários dias. Esse método é muito utilizado para conferir aromas, principalmente nos estilos IPA. Vale lembrar que todos esses métodos podem ser combinados, de acordo com a sua necessidade e imaginação quando criar sua receita. >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0