Independência ou morte?! A venda da cervejaria Stone Brewing para a Sapporo.

Saiba como a venda da Stone Brewing para um dos maiores con glomerados de bebidas, a Sapporo, pode afetar a produção e mudar o formato de vendas da marca.

Independência ou morte?! A venda da cervejaria Stone Brewing para a Sapporo.
O canal no Youtube da Stone Brewing tem um video (Why We Have Chosen Not To Sell Out To Big Beer) no qual, em pouco mais de quatro minutos, um dos fundadores da cervejaria, Greg Koch, explica porque é tão importante que a Stone seja uma cervejaria independente. Bem…seis anos depois a história mudou e, no final do último mês de junho, foi anunciada a venda da Stone Brewing para a cervejaria japonesa Sapporo.

A história da Stone Brewing

Fundada em 1996, a Stone é uma das maiores cervejarias artesanais nos Estados Unidos e uma das responsáveis por revolucionar o mercado, ao lado de nomes como New Belgium, Lagunitas e Dogfish Head. Seu fundador era também o maior incentivador das cervejarias independentes e, sem exagero, um inimigo declarado das grandes corporações cervejeiras. No Ebay você ainda pode encontrar decalques da Stone com os dizeres: Fizzy yellow beer is for wussies. O documentário Beer Wars, lançado em 2009, conta parte desta história. Assistindo com os olhos de hoje, a temática Davi X Golias parece meio inocente, mas ainda assim vale a pena conferir. Grande parte das cervejarias artesanais abordadas no filme também foram vendidas. A verdade é que a Stone tomou algumas decisões equivocadas recentemente, como a abertura da fábrica e restaurante em Berlim, que foram posteriormente repassados para a BrewDog. Além dos problemas já mencionados, as dificuldades normais do mercado, que viu o número de cervejarias artesanais explodir para mais de 9 mil unidades no país, também foi igualmente responsável pela decisão.

O lado bom da compra da Stone Brewing

O lado positivo na venda é que a nova cervejaria proprietária vai investir na produção e canais de distribuição. Assim como a Lagunitas aumentou seu alcance mundial (chegando inclusive ao Brasil) após ser adquirida pela Heineken, o mesmo pode acontecer com a Stone. Esse nunca foi o futuro que Greg Knoch planejava para sua cervejaria, mas ele deve ter orgulho do que construiu. Você pode ter a certeza de que a cerveja artesanal que você toma hoje tem muita influência do que ele e muitos outros construíram no passado.

A inspiração e inovação da cervejaria Bodebrown

Em minhas visitas ao Brasil continuarei procurando pela boa Cacau IPA. Grande parceira da Stone Brewing com a curitibana Bodebrown. Cheers ;-) >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0