As melhores cervejas do mundo

Você já tomou algumas das melhores cervejas do mundo? Sabe como elas conquistam esse posto? Nós te conteamos tudo. Confira aqui!

As melhores cervejas do mundo
Você sabia que existem concursos que elegem quais são as melhores cervejas do mundo? Isso mesmo. Essa bebida que parece ser tão comum, na verdade é cheia de peculiaridades, são mais de 150 estilos de cerveja com a mais variada gama de aromas e sabores. E você já parou para pensar qual é a melhor cerveja do mundo? Provavelmente sim. A cada ano, organizações em várias partes do mundo realizam concursos cervejeiros que elegem as cervejas de acordo com diversas categorias. Um concurso de avaliação de cervejas, ou também conhecido como competição cervejeira, é uma análise feita por jurados para decidir as melhores cervejas da competição, sejam elas divididas por estilo, origem, nacionalidade ou inovação. O concurso é uma celebração à arte e à ciência da fabricação de cerveja, promove a excelência da produção e reconhece um trabalho bem executado.

Como a cerveja é premiada?

Bière de Garde Primeiramente a cervejaria tem que fazer a inscrição e colocar as cervejas que quer concorrer na categoria (estilo) correta e encaminhar, com todos os cuidados, e o mais rápido possível. A organização recebe as amostras e acondiciona em um local apropriado para preservá-las. É feito então um cadastro do rótulo em um sistema e esta cerveja vira então um “código” onde a organização do concurso guarda a sete chaves estas informações. Facilmente se atinge mais de 100 categorias em concursos. E dentro de cada categoria se faz uma série de avaliações. Primeiramente o jurado, um profissional do setor que possui capacidade técnica para fazer estas apurações, observa a cor e turbidez verificando se estão dentro do estilo informado, depois a formação e a estabilidade da espuma. Após isso, entra a parte sensorial, primeiro o aroma, cada estilo tem suas especificações, e posteriormente o sabor, diferente de avaliação de vinho, na qual se descarta e não bebe, a cerveja possui uma série de atributos que são avaliados no “retronasal”, isso permite perceber uma parte do aroma depois de ingerirem a bebida. Aliás, é precisamente a via retronasal que fica comprometida quando estamos resfriados, mesmo que o nariz não seja afetado, impedindo que a gente sinta o gosto de alimentos e bebidas. Depois do sabor, alguns outros atributos são avaliados, como o corpo da cerveja, sua textura, sua carbonatação e os sabores finais que ela deixa no paladar: se é uma cerveja marcante, se é uma cerveja “ligeira”, ou seja, que não deixa muitos sabores, se fica com o paladar limpo, etc. Cada um destes itens tem uma pontuação máxima e mínima, é a partir desta pontuação que atribuída pelo juiz, que ela pode ou não passar para uma próxima fase, tudo depende do número de amostras inscritas na categoria ou estilo. Passada todas as fases, cada concurso tem sua regra de premiação, mas não se premia automaticamente os três primeiros colocados em uma categoria específica, existe uma conversa entre a banca avaliadora. Quando os juízes determinam que uma categoria contém três excelentes exemplos do estilo, eles apresentam prêmios de ouro, prata e bronze para as cervejas em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Quais são os principais concursos de cervejas?

quando a cerveja surgiu Os principais concursos de cerveja incluem o World Beer Cup, maior concurso, organizado pela Brewers Association; também o South Beer Cup, que reúne cervejarias já premiadas para nova competição; O European Beer Star, uma das principais da Europa; O International Beer Challenge, que acontece na Inglaterra reunindo mais de 40 países; O World Beer Awards; O Brussels Beer Challenge da Bélgica, entre outros. E no Brasil também temos diversos concursos cervejeiros que ocorrem durante o ano, entre eles destaque para o Brasil Beer Cup, organizado pelo Science Of Beer e conta com aproximadamente 80 jurados do mundo todo; e o grandioso Concurso Brasileiro da Cerveja, realizado anualmente em Blumenau, SC, a competição acontece junto ao Festival Brasileiro da Cerveja, reúne em média mais de 3500 amostras e mais de 500 cervejarias. Outro ponto importante que vale lembrar é que além de eleger as melhores cervejas, as melhores cervejas artesanais, os concursos também elegem a melhor cervejaria. Então, se você quer saber qual é a melhor cervejaria do mundo ou do Brasil, ou quer degustar as cervejas premiadas, pode descobrir de acordo com essas premiações. Mas nós te damos uma forcinha. No Clube do Malte separamos um departamento inteiro com as melhores cervejas do Brasil e do mundo, só as premiadas, para facilitar a sua busca e te ajudar a conhecer esses rótulos e marcas.

Confira aqui e garanta as suas!

melhores cervejas do mundo