O fim das operações da Anchor e um alerta ao mercado consumidor

O mercado cervejeiro recebeu atônito a comunicação em que a Anchor Brewing informa o fim das suas operações. O que isso reflete no mercado?

O fim das operações da Anchor e um alerta ao mercado consumidor
O mercado cervejeiro recebeu atônito a comunicação em que a Anchor Brewing informa o fim das suas operações. Localizada na Califórnia e considerada a primeira artesanal dos EUA, a cervejaria é a mais antiga da cidade de São Francisco, onde está operando desde 1896. De lá para cá, passou por várias fases difíceis e quase fechou algumas vezes. Foi ela que jogou no mercado a primeira IPA após a queda da Lei Seca estadunidense. Se hoje temos uma infinidade de IPAs à nossa disposição, tenhamos certeza que em cada uma delas há um grande legado da Anchor. Se hoje vivemos uma realidade de craft beers, a influência dessa cervejaria foi determinante para o surgimento de milhares de outras artesanais ao redor do globo.  Mas o que leva uma cervejaria artesanal raiz, de rótulos clássicos e exemplos mundiais de estilos americanos fechar suas operações? Segundo a própria Anchor, são vários fatores, mas os principais elencados foram os impactos da pandemia, seguidos da inflação e do mercado excessivamente competitivo de cervejas artesanais.  Em 2017, no intuito de abocanhar uma boa fatia do mercado artesanal, a gigante japonesa Sapporo comprou toda a operação da cervejaria. Apesar disso, ano após ano os números de produção e venda da empresa vêm decaindo. Chama atenção – e é muito triste – uma cervejaria secular, com excelentes rótulos e que teve papel fundamental na criação do mercado das artesanais definhar lentamente. A própria Anchor dá uma pista quando fala em mercado competitivo. Além das várias cervejarias que surgem todos os meses, o consumidor é ávido por inovação e muitas vezes esquece do clássico. Evidente que quem dita as regras do mercado são os consumidores e que a Anchor devia ter dado mais atenção ao movimento das Smoothie Sours, Sours IPA, Milk Shake IPA e inúmeras outras variações que parecem surgir todos os dias. Porém, do outro lado, consumir só novidades pode significar enterrar pouco a pouco estilos clássicos e, com eles, cervejarias que fizeram história.  A boa notícia é que, após alguns dias do anúncio de fechamento, funcionários da Anchor e entusiastas cervejeiros se mobilizaram e criaram o site Raising the Anchor (“Levantando a Anchor”, numa tradução literal), com o intuito de angariar compradores. O próprio sindicato dos funcionários está avaliando tocar a cervejaria em modelo de cooperativa. O dia 28 de julho foi o último dia de operações de uma cervejaria de 127 anos. O último lote foi transferido dos tanques para as garrafas e barris. Mas a história da Anchor não terminou e ficamos na torcida para que seja apenas mais um capítulo em uma memória que não tem fim.  Cheers!