O que é cerveja Lager?

A cerveja Lager faz parte de uma das três principais famílias cervejeiras. Conheça tudo sobre a leveza e carbonatação das cervejas mais bebidas do mundo!

O que é cerveja Lager?
Você provavelmente já ouviu falar de cerveja Lager. Clara, refrescante e carbonatada, as Lagers foram popularizadas no século 19 e até hoje são as cervejas mais vendidas do mundo. Você encontra uma lager em qualquer botequim ou mercado especializado, e facilmente é uma das cervejas mais democráticas do mundo cervejeiro. Mas você sabe exatamente o que significa ser uma cerveja lager? É isso que vamos te explicar hoje!

A cerveja Lager

levedura da cerveja lager Representante de uma das três principais famílias de cerveja - Lager, Ale e Sour -, a levedura responsável pela cerveja Lager é conhecida por sua fermentação de fundo (método de fermentação em que as leveduras decantam e se concentram no fundo do tonel) e seu processo exige temperaturas mais baixas, entre 5 e 14º. O resultado é uma cerveja leve, refrescante, com notas maltadas e boa carbonatação. A popularização dessa levedura para a fermentação de cerveja se deu por essas características, já que permitem a criação de um produto final mais suave e fácil de beber, o que permitiu com que até cervejas escuras e outras receitas previamente conhecidas por serem mais fortes fossem feitas para ter mais suavidade no paladar.

Qual a diferença entre Lager e Pilsen?

cerveja pilsen ou cerveja lager O estilo se tornou muito popular com a criação das Pilsners tchecas, já que foram uma das principais disseminadoras das cervejas Lager, se tornando populares em toda a Europa e criando diversos outros estilos, como o Dunkel e a Munich Helles – também Lagers - para competir com a refrescância e sabor das cervejas da República Tcheca. Mas a grande diferença entre Pilsen e Lager é sua definição. A cerveja Lager representa uma família cervejeira feita a partir do uso dessa levedura, ou seja, existem diversos estilos de cerveja dentro da família Lager, e um deles é o Pilsen. A confusão entre os termos começou com a popularização das cervejas American Light Lager, rótulos mais leves e com a adição de milho e outros insumos, mas que se vendiam como Pilsens e acabaram tomando o mercado mundial. Em resumo, toda Pilsen é uma cerveja Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen. Vale lembrar também que as “Pilsens de verdade” são as do tipo Bohemians Pilsners e German Pilsners, cervejas da escola alemã que trazem um pouco mais de amargor e complexidade que as suas adaptações mainstreans que encontramos por aí com o nome Pilsen.

A diferença entre Lager e Ale

Cerveja Pilsen e Cerveja Ale Como já dissemos anteriormente, as cervejas Lager são conhecidas pela sua fermentação de fundo e seu processo de fermentação em baixa temperatura, porém, esse é o processo de uma família de leveduras, e nem todas as cervejas são assim. As Ales, leveduras utilizadas comumente em IPAs, APAs, Porters e outras cervejas com sabores mais potentes, trazem características diferentes tanto para a cerveja quanto para o processo de fermentação. Entre as diferenças, esse tipo de levedura faz o processo de fermentação no topo do tonel e em temperaturas mais altas, entre 16 e 24°C. Outro tipo de fermentação é a fermentação espontânea, método característico das cervejas Lambics. As leveduras desse tipo de cerveja podem ser decorrentes dos microorganismos presentes no ambiente e em casca de frutas, fungos e outros ingredientes, e trazem diferentes sabores e características para a cerveja. >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0