in ,

Qual a diferença entre IPA e APA?

Essa pode parecer uma pergunta simples para os mais experientes no universo cervejeiro, mas a similaridade da sigla pode causar muitas dúvidas, principalmente nos aspirantes das cervejas artesanais. Pensando nisso, hoje resolvemos acabar com essa dúvida e explicar a diferença entre IPA e APA.

Vamos começar com a IPA. Os relatos de suas origens variam, mas a maioria concorda que ela passou a ser produzido no começou no século XVIII, quando as cervejas eram fabricadas especialmente para os oficiais do Exército Britânico residentes na Índia, onde eles enfrentavam um calor insuportável e ausência de água potável. Assim, para que as cervejas suportassem a longa viagem da Inglaterra até a Índia, a bebida era produzida com uma quantidade maior de lúpulo e malte para dar mais potência. O que as dava um sabor frutado e maior teor alcoólico, além de aumentar a sua conservação pelo elevado teor alcoólico.

O aroma do lúpulo floral, picante ou cítrico é percebido imediatamente ao servir, o que é sua característica principal. É uma cerveja lupulada, mas o malte também deve ser perceptível, com características de pão, opcionalmente com notas leves de biscoito e tostado.

Já a APA, é uma adaptação das antigas English Pale Ale, mas que é feita somente com ingredientes americanos. É uma Pale Ale bem mais amarga e mais alcoólica, se comparado com a inglesa. Antes da explosão da popularidade das IPAs, foi tradicionalmente a mais conhecida e popular das cervejas artesanais americanas. São cervejas refrescantes, com aroma e sabor de lúpulos americanos, como notas cítricas, florais, de pinho, resinosas, picantes, frutas tropicais, cítricas e amarelas.

Quais as características que diferem a IPA da APA

A diferença entre a IPA e APA, podem ser percebidas em algumas características. Veja algumas:

Coloração e espuma:

A IPA varia do âmbar-dourado ao cobre-claro e apresenta pouca, mas persistente espuma. Já as APAs variam de dourado claro a âmbar claro e espuma de boa retenção.

Lúpulo:

As IPAs trazem o lúpulo com maior intensidade, tanto no sabor, aroma e amargor. Características florais, picante-apimentadas ou cítricas e laranja natural são típicas.

As APAs também são bem lupuladas, mas com intensidade de media a média-alta em relação as IPAs. Os lúpulos americanos, como notas cítricas, florais, de pinho, resinosas, picantes, frutas tropicais, cítricas e amarelas.

Malte:

As IPAs normalmente apresentam um perfil maltado de médio a alto, que remete a caramelo. Enquanto as APAs apresentam de baixo a moderado maltado, que dá sustentação aos lúpulos e pode mostrar, opcionalmente, caráter de maltes especiais como pão, torradas, biscoito e caramelo.

Basicamente a APA é uma variação das Pale Ale inglesas (cerveja com uma base maltada), porém feita com ingredientes americanos. Já a IPA, é uma variação da Pale Ale inglesa, porém com uma carga maior de lúpulo, o que a torna intensamente mais lupulada.

Fonte: Morado, Ronaldo. Larousse da cerveja. Alaúde. Edição do Kindle.

Roleta Russa IPA

Essa é uma cerveja IPA, mas com o toque de ousadia que a Roleta Russa carrega em seu DNA.

de R$ 13,90
por R$

10,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O QUE VOCÊ ACHOU?

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

InicianteVisualizaçãoEscritorVotação

Cervejaria Avós está entre as melhores de 2019 em revista americana

Destino cervejeiro: O longo sonho da visita ao Staminee de Garre