Hoje eu trouxe um rótulo bem legal que se trata de um estilo relativamente novo, que tem ganhado bastante popularidade nos últimos anos, vai lembrar bastante uma American IPA, mas é conhecido por Cold IPA!
O termo "Cold IPA" se refere ao processo de fermentação, onde a cerveja é fermentada a uma temperatura mais baixa do que a maioria das IPAs tradicionais. No caso, é um estilo fermentado em temperaturas mais próximas da levedura Lager do que da Ale. Ele foi desenvolvido alguns anos atrás pelo renomado cervejeiro americano, John Palmer.
Mas em que isso influencia no resultado final? A cerveja vai perder algumas notas frutadas e adocicadas provenientes da fermentação, dando mais destaque para as notas dos lúpulos utilizados na receita, normalmente mais cítricas e frutadas.
A cerveja que eu trouxe para a edição do mês é a Dama Bier Cold Zappa, lançada em janeiro deste ano, se trata de uma Single Hop do lúpulo Zappa, que vai oferecer notas de caju, pitanga e dank. Leva ainda adição de corn flakes durante a mostura. Vamos provar?
*Curiosidade: o lúpulo Zappa foi descoberto pelo Tom Nielsen da Sierra Nevada e leva esse nome em homenagem ao músico Frank Zappa, foi produzido em conjunto com sua família. E o rótulo da Dama foi inspirado no álbum Them or Us do músico.
Agora vamos ao que interessa!
De aparência dourada e leve turbidez, a cerveja fica bem bonita na taça. Apresenta espuma cremosa branca de média-alta formação e média retenção. Os aromas são maravilhosos, a cerveja está bem frutada, o lúpulo Zappa nos traz um sensorial mais adocicado, lembrou um pouco de frutas vermelhas, como morango e pitanga. Notas herbais estão mais em segundo plano mas também aparecem, acompanhadas de uma leve panificação. No sabor, meus amigos… Uma explosão de notas frutadas, resinosas e 75 IBUs muito bem inseridos, pensa numa cervejinha com amargor bem presente. Tá uma delícia. Finalizando com a sensação de boca, temos um corpo médio, carbonatação média-alta e um final bem seco.
Se você ainda não experimentou nada no estilo Cold IPA, a Cold Zappa é uma ótima porta de entrada, apresenta muito bem a proposta do estilo e não decepciona. E por falar em não decepcionar, não posso deixar de falar da paulista Dama Bier, que vem crescendo cada vez e aumentando sua importância no mercado cervejeiro, além de sempre marcar presença em concursos cervejeiros e sair de lá com diversos prêmios.
Cheers!