Roteiro Cervejeiro: Um final de semana em Juiz de Fora

Acompanhe a nossa viagem até Juiz de Fora e conheça as principais cervejarias e eventos únicos dessa cidade cheia de história para contar.

Roteiro Cervejeiro: Um final de semana em Juiz de Fora
A cidade de Juiz de Fora (MG) possui uma história cheia de marcos importantes: foi a primeira cidade da América Latina com energia hidroelétrica e a primeira cidade brasileira a receber uma transmissão de TV em circuito aberto. A cidade foi destino de muitos imigrantes alemães, fazendo nascer cedo o gosto pela cerveja. Já há algum tempo ouço falar das boas cervejas produzidas ali, aguçando minha vontade de visitar a cidade. No feriado da Proclamação da República foi a oportunidade.

Chegando em Juiz de Fora

Chegamos pelo Rio de Janeiro, pegamos um carro e rodamos os 180 km em 2h30. Em Juiz de Fora há o aeroporto da Zona da Mata, mas os preços e horários não ajudam muito. Partindo de São Paulo, eventualmente aparecem boas opções de voos diretos para lá. Tínhamos marcado uma visita à Igreja da Glória (relatado no artigo anterior), mas como chegamos com bastante antecedência, fomos almoçar no brewpub Sr. Müller. Belo cartão de visita para um roteiro cervejeiro. Respeito quem faz uma boa Bohemian Pilsner, e é o caso deles com o Sr. Saaz. Depois de almoçar e conhecer a cervejaria do convento (Hofbauer), partimos para a Cervejaria e Escola Mirante. Como o nome indica, o local ministra cursos sobre cerveja, mas também é uma cervejaria e restaurante. É uma excelente opção para passar um fim de tarde vendo o pôr do sol (fica no alto de um morro, com um imenso vale com a vista desimpedida). Escola Mirante Cervejaria Escola Mirante. Fonte: Facebook oficial No dia seguinte acordamos e fomos para Matias Barbosa, cidade vizinha onde realizamos um tour na cervejaria Antuérpia. O tour pode ser agendado com antecedência pelo site, mas você pode tentar ir sem agendar. Lá você degusta diversas cervejas direto dos tanques e tem acesso à loja.

O Burguer Fest e mais cerveja em Juiz de Fora

Nesse final de semana estava acontecendo o JF Burger Fest, no aeroporto antigo da cidade. Fomos para lá almoçar e passar um pouco da tarde. Pelo que percebi, esses festivais são bastante comuns na cidade, e pode ser uma boa oportunidade para conhecer várias cervejarias locais reunidas em um só lugar (como a HankzBier, que como estavam atarefados com a participação no evento, não tivemos a oportunidade de visitar). À noite fomos visitar o Mr Tugas, uma pizzaria que produz sua própria cerveja. Mas um aviso, chegue cedo, ou tenha paciência para a fila de espera. Domingo cedo fizemos um turismo histórico no museu Mariano Procópio (vale à pena visitar, há um acervo muito rico sobre a família imperial e é gratuito). Mr. Tugas Cervejaria Fonte: Facebook oficial Após longa caminhada, fomos matar a sede e almoçar no que provavelmente é o bar mais icônico da cidade: Procopão, com mais de 90 anos de existência. Eles possuem excelentes pratos da culinária mineira, além de uma carta excepcional de cervejas locais (incluindo rótulos próprios), nacionais e importados.

A cervejaria mais antiga da cidade, Gran Chopp e o Prost Pub

À tarde fomos à cervejaria mais antiga do estado (e uma das mais antigas do Brasil), a cervejaria Barbante, fundada em 1861 por imigrantes alemães. O local é rústico, amplo e bem conservado. E o garçom que nos atendeu fez questão de mostrar toda a cervejaria. Além de todos esses locais destacados, incluímos mais dois por indicação do pessoal da cidade: Gran Chopp e o Prost Pub. O primeiro é uma “growleria” com várias torneiras, latas e garrafas, além dos proprietários, um casal super simpático e que, como nós, adora viajar em busca de uma aventura cervejeira. O Prost Pub funciona em uma casa adaptada, bastante aconchegante, com várias opções de cervejas, drinks e comidas. A cidade realmente é um excelente destino para os amantes da cerveja. Um final de semana é pouco para explorar tudo e, com certeza, existem muitos outros locais a conhecer. Em breve estaremos de volta, quem sabe em um dos muitos festivais que ocorrem na cidade. >

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0