A Spencer Brewery e o fechamento de mais uma cervejaria trapista

A Spencer Brewery e o fechamento da última cervejaria trapista fora da Europa. Conheça os motivos para o fim da cervejaria e o futuro do monastério.

A Spencer Brewery e o fechamento de mais uma cervejaria trapista
As cervejarias trapistas são monastérios que possuem o selo de produção de cerveja artesanal em suas abadias. Foi com muito pesar que eu li a notícia de que a única cervejaria trapista fora da Europa encerrou as atividades. Os monges da Abadia de Saint Joseph, na cidade de Spencer, Massachusetts, decidiram fechar a Spencer Brewery depois de oito anos em funcionamento. No último mês de maio, o padre Isaac Keeley, responsável pela cervejaria, anunciou o fim da produção de cerveja e a posterior venda dos equipamentos e insumos. Os monges prezam pela discrição e não entraram em detalhes, apenas disseram que não era um negócio viável para eles. O que parecia ser um empreendimento promissor não decolou.

O motivo do fechamento da cervejaria trapista

Spencer Cervejaria Trapista Muito se especula sobre as causas da inviabilidade do projeto e a enorme concorrência no mercado é sempre apontada como um dos motivos. Eu acredito que existem outros fatores nesta equação. Antes da pandemia, a cervejaria abria as portas para visitação uma vez por ano. Eu fui uma vez, em 2017, e fiquei impressionado com o tamanho da cervejaria. Um investimento muito elevado para quem estava começando. Até então fabricavam três cervejas e, entre elas, a excelente Spencer Trappist Ale, uma Belgian Golden Ale com 6,5% ABV (nota 90, no BeerAdvocate). Os manuais de administração recomendam a diversificação, mas as cervejarias trapistas belgas preferem adotar a estratégia da escassez. O excesso de diversificação foi, ao meu ver, uma das falhas da Spencer Brewery. Tendo que pagar o enorme investimento feito na cervejaria, os monges americanos começaram a fazer vários estilos de cerveja que fugiam da tradição trapista. Chegaram a fazer dezenove cervejas diferentes e, entre elas, algumas IPAs, Pilsner e até uma Pumpkin Ale. Somente como exemplo, a Brasserie de Rochefort tem uma linha com quatro cervejas diferentes e a Brasserie dOrval S.A. tem apenas duas cervejas, sendo que uma delas está disponível apenas na cervejaria.

Venda direta e experiência cervejeira

Outro ponto que prejudicou a Spencer Brewery é a falta de uma venda direta. Tempos atrás os monges especularam sobre a possibilidade de abrir um taproom, mas entenderam que o aumento do movimento iria entrar em conflito com as atividades monásticas. O turismo cervejeiro já é uma realidade e é difícil encontrar cervejarias que não tenham um bom taproom para servir cervejas direto para os clientes. Para ficar somente em Massachusetts, as duas cervejarias mais conceituadas do estado, Tree House e Trillium, realizam somente venda direta. Não se encontram cervejas destas marcas em lojas, bares ou restaurantes. A Abadia de Saint Joseph vai continuar sua antiga produção de geleias e está examinando outras possibilidades de renda para manter o monastério, como aluguel de espaço para painéis solares. Como um dos monges disse para uma amiga minha: “existe vida depois da Spencer Brewery”. Que assim seja. Cheers ;-)>

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0