Conheça a cerveja Scottish Ale, um clássico da Escócia!

As cervejas Scottish Ales são rótulos maltadas tipicamente escocesas. Conheça um puco mais sobre esse estilo saboroso e pouco lupulado.

Conheça a cerveja Scottish Ale, um clássico da Escócia!
Ao contrário do que se possa imaginar, as cervejas Scottish Ales são produzidas há bastante tempo. A produção das cervejas escocesas é muito regionalizada, já que historicamente a Escócia sempre foi uma profunda produtora e consumidora de Ales tradicionais,sem nunca trazer uma grande diversidade de estilos - o fato de que esses poucos estilos ainda são classificados como uma subcategoria dentro da Escola Inglesa não os ajuda na divulgação.

História das cervejas escocesas

Dificuldade de conseguir lúpulos Lago Dunvegan e as montanhas da Ilha Skye, na Escôcia. De forma geral, podemos afirmar que todas as cervejas escocesas são bastante maltadas. Tal fato possui origens geográficas e políticas, por exemplo. Além das questões climáticas que interferem na fermentação, os escoceses não tinham acesso a grandes quantidades de lúpulos, precisando sempre adequar as suas receitas. A história nos mostra que na produção de cerveja, a Escócia sempre esteve caminhando lado a lado com a Inglaterra. Poucos sabem, mas a técnica até hoje utilizada de lavagem dos grãos foi desenvolvida e aprimorada na Escócia.

Brewdog: a revolução cervejeira dos punks escoceses

Os tipos de cervejas Scottish Ales

Uma coisa é certa, se os escoceses sabiam fazer uma boa cerveja, lhes faltava habilidade para vendê-las. As produções eram nomeadas pelo preço ao invés das características do líquido em si, desta forma um cliente no bar não saberia ao certo se ia receber uma cerveja clara ou um escura. Com a chegada do século 20, foi decidido nomeá-las pela potência alcoólica, como nós utilizamos hoje. Temos catalogados três estilos de Scottish Ales pelo BJCP (Beer Judge Certification Program): Scottish Light, Scottish Heavy e Scottish Export.

Características de Scottish Ales

Tipos de cerveja Scottish Ales As cervejas Scottish Ales possuem o mesmo perfil sensorial, porém com intensidades crescentes desde teor alcoólico a demais notas sensoriais. Tratam-se de cervejas de corpo médio-baixo a médio, podendo até mesmo serem moderadamente cremosas, mas com final relativamente seco. As aparências vão do âmbar ao marrom e no aroma apresentam notas de casca de pão tostado e variedades de caramelo. Devido às temperaturas mais baixas utilizadas na etapa de fermentação do que as Ales inglesas, as escocesas possuem níveis baixos de ésteres. De acordo com o último Guia de Estilos publicado, a transição entre estilos é bem sutil, uma Scottish Light seria uma cerveja entre 2,5% a 3,3% de Álcool, a Scottish Heavy entre 3,2% e 3,9%, a Scottish Export entre 3,9% a 6,0%. Essa divisão em 3 estilos possibilita utilizar o método de Parti-Gyle, termo técnico de otimização da matéria prima através da extração de infusões para obter três cervejas com potências diferentes, sendo a primeira a mais intensa e a última a mais suave. Atualmente não é tão fácil encontrar esses estilos devido a grande demanda do mercado por cervejas lupuladas. Procure por uma Orkney Dark Island, uma Odell 90 Shilling ou uma Belhaven St. Andrew Ale para experimentar a fabulosa tradição escocesa.>

Whats Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0