O mercado cervejeiro e a pandemia
Neste matéria sobre o Mercado Cervejeiro confira os dados coletados na pesquisa sobre hábitos de consumo de cervejas e modos de vida durante a pandemia.
Já estamos no segundo mês do tão esperado ano de 2021, há quase um ano, mais precisamente no dia 11 de março de 2020 a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou pandemia do novo coronavírus. O mundo saiu dos eixos e de lá pra cá, tivemos que nos reinventar e nos adaptar a novos hábitos e rotinas que interferiam diretamente em nosso cotidiano, o que inclui nossas formas de consumo. Assim como para os consumidores, o mercado cervejeiro também passou por várias transformações, adaptações e reinvenções para conseguir driblar as dificuldades.
Agora, depois de termos vivido tudo isso, é hora de fazermos um balanço geral. Em todo o mundo, o movimento craft beer se desenvolve de forma colaborativa. Cervejeiros caseiros, cervejarias, importadores, distribuidores e varejistas trocam suas experiências o tempo todo com o mesmo objetivo: fazer chegar à sua mesa a melhor cerveja possível, no melhor custo-benefício. Com o objetivo de entender os hábitos de consumo de cervejas e modos de vida durante a pandemia, realizamos entre 08 de dezembro de 2020 e 11 de janeiro de 2021, uma pesquisa aberta com os consumidores de cervejas especiais do Brasil. Um documento que reúne dados sobre estilo de vida, experiência, contexto situacional, disposição de investimento, estilos e marcas de preferência da bebida e hábitos de compras. O resultado contou com 562 respondentes válidos.
Convidamos você a beber dessa importante fonte de informação sobre o mercado de cervejas especiais no Brasil durante um ano de pandemia.
Dados demográficos
A maioria dos participantes desta pesquisa são consumidores do sexo masculino, com idade de 31 a 40 anos, casado (união estável ou mora com um parceiro ou parceira), sem filhos, com nível superior completo, mestrado ou doutorado.
Estilo de Vida
Hábito ou hobby durante a pandemia
Com respostas de múltiplas escolhas os destaques das principais atividades que os participantes desta pesquisa passaram a fazer durante a pandemia são:
Referente aos estilos de cerveja, a maioria (43,3%) disse não ter passado a consumir novos estilos durante a pandemia. Entre os que responderam que passaram a consumir novos estilos, os destaque são: IPA (19,9%), Witbier (15,3%), Stout (14,6%), Weissbier (12,5%) e APA (12,1%)
Além da cerveja, as outras bebidas alcoólicas que os participantes apontaram maior consumo foram: vinho (67,4%), whisky (38,3%), cachaça (31,8%), gim (28,3%), drinks (21,7%), odka (16,8%) e licor (10,1%).
Hábitos de Consumo no mercado cervejeiro
Sim, cerveja é uma paixão. E quando se trata de experimentar novos sabores e aromas as cervejas especiais se destacam.
Preferências
O universo da cerveja é bastante amplo, contando com diversos estilos, aromas, sabores, cores e texturas. Dentre os estilos de preferência dos entrevistados os 5 mais votados são:
Escolha
Quando o assunto é escolher a próxima cerveja, 49,9% dos participantes responderam que apostam em novas marcas e estilos; 24,8% não tem preferência específica de marcas e estilos; e 21% busca por marcas e/ou estilos que já está habituado.
Já sobre a nacionalidade dos rótulos 11% prefere as importadas, 16,2% opta pelas nacionais e 72% respondeu que não tem preferência o que vale é a experiência e o estilo
Em relação a quantas vezes por semana consomem cerveja, os participantes responderam:
Para a pergunta: Quando você pensa em uma marca de cerveja popular, qual lhe vem à cabeça? As marcas Heineken, Brahma e Skol são as 3 mais mencionadas. Já para a pergunta: Quando você pensa em uma marca de cerveja artesanal, qual lhe vem à cabeça? As três mais mencionadas pelos respondentes da pesquisa são: Colorado, Roleta Russa e Bodebrown.
Hábitos de compras
Sobre onde costumam comprar cervejas, as opções prediletas são:
O que pensa na hora de comprar
Os dois principais atributos apontados pelos participantes desta pesquisa, que envolvem o ato de comprar cervejas são: Estilo da cerveja (70,4%) e custo-benefício (69%)
Valor
A pesquisa aponta que os consumidores de cervejas especiais, pesquisam preços da bebida na internet; optam mais por adquirir cervejas em supermercados e sites especializados e pretendem gastar em média de R$10,00 a R$20,00 em cada item em supermercado ou lojas de varejo e de R$20,00 a R$30,00 em cada item em lojas especializadas.
Todos os dados apresentados aqui foram coletados na pesquisa sobre hábitos de consumo de cervejas e modos de vida durante a pandemia, que realizamos entre os dias 08 de dezembro de 2020 e 11 de janeiro de 2021, via questionário online com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados que somados apresentam mais de 100% são questões em que o participante poderia marcar mais de 1 opção.
Confira aqui a opinião dos profissionais do mercado cervejeiro sobre os hábitos de consumo durante a pandemia!
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